Culto de Ação de Graças pelo 70º Aniversário do Instituto "JMC"

7 de Fevereiro de 1998

TERMO DE ABERTURA DO "INSTITUTO J.M.C.

No dia 8 de fevereiro de 1928 reuniram-se no salão nobre do Acampamento do Mackenzie College, sito no km 32 da Estrada de Ferro Sorocabana, o Rev. Dr. William Alfred Waddell, Rev. e Sra. Charles Roy Harper, Rev. R. F. Lenington e os Srs. Erêncio Victorino, Eduardo Pereira de Magalhães e Tuffy Elias, para a abertura das aulas do Curso Universitário "José Manuel da Conceição".

Foi cantado o hino nº 26, dos "Psalmos e Hymnos", um dos hinos prediletos do falecido Rev. José Manuel da Conceição.

O Dr. Waddell relembrou a ocasião em 7 de fevereiro de 1891, quando se reuniram na casa nº 1 da antiga rua S. José, hoje Líbero Badaró, o Rev. e Sra. G. W. Chamberlain, e, com 3 crianças, um menino branco, nº 1 da matrícula, depois o Rev. Álvaro Reis, uma menina branca e um menino preto, organizaram a Escola Americana de São Paulo.

Também a ocasião, no dia 8 de março de 1891, quando na sala do Rev. G. W. Chamberlain, na Rua Consolação em São Paulo, ele, Dr. Waddell, organizou o Mackenzie College, com três matriculados.

O Dr. Waddell passou a ler as passagens da Bíblia que foram lidas nas duas ocasiões supramencionadas, Ps. 121.1-8; 125.1-2; 127.1 e S. Mateus 7.24-27.

Foi feita oração pelo Rev. R. F. Lenington.

Pelo Rev. Dr. Waddell foi feito o histórico da conversão e o trabalho do Rev. José Manuel da Conceição, o primeiro brasileiro ordenado no Brasil; sua pregação desde o Rio de Janeiro até a cidade de Ponta Grossa no Paraná; suas viagens a pé, evangelizando bairros, vielas e cidades, e da influência que assim teve sobre a igreja nascente, fazendo dela uma igreja essencialmente missionária. Portanto nada mais próprio do que dar o nome desse pioneiro da evangelização a este Curso Universitário, cujo fito é o melhor preparo dos futuros evangelizadores da Pátria Brasileira.

Passou-se então a matrícula definitiva dos estudantes, na ordem de sua chegada ao estabelecimento, e foram declaradas abertas as aulas. Foi feita a seguinte distribuição provisória das matérias do curso: Dr. Waddell: Filosofia e Matemática; Rev. C. R. Harper: Grego e Ciências; Rev. Lenington e Dr. Motta Sobrinho: Latim e Português; Mrs. Harper: Inglês e Música.

No dia 13 de abril de 1928 o Curso foi honrado com a visita dos Revs. Alfredo Teixeira e Epaminondas, professores da Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente em São Paulo.

No dia 20 de abril de 1928 recebeu também a honrosa visita do Rev. Salomão Ferraz, pastor da Igreja Episcopal em São Paulo.

No dia 20 de junho de 1928 foi encerrado o primeiro semestre do ano letivo.

No dia 28 de junho foi aberto o segundo semestre do ano letivo de 1928, com 11 matriculados.

No dia 13 de julho de 1928 o Curso teve o prazer de uma visita do Rev. Stanley Jones, missionário-evangelista da Igreja Metodista na India, autor dos livros célebres "The Christ of the Indian Road" e "The Christ of the Round Table", e do Rev. Erasmo Braga, Secretário da Comissão Brasileira de Cooperação, sob cujos auspícios o Rev. Jones fez uma viagem de evangelização à América Latina. Reunidos os estudantes e professores na capela, o Rev. Stanley Jones fez um breve mas altamente instrutivo discurso sobre o fato solene que, se a vida do ministro ou obreiro cristão não quadrar com seu ensino, este será em vão.

No dia 3 de agosto de 1928 houve mais uma honrosa visita ao Curso. É que neste dia lá estiveram os Revs. José Carlos Nogueira, Moderador da Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil; Odilon Moraes, pastor da Igreja Independente do Rio e professor do Seminário Unido naquela capital; Vicente Themudo Lessa, redator da "Semana Evangélica", órgão oficial da Igreja Presbiteriana Independente; e Herbert S. Harris, Secretario da "União Brasileira de Escolas Dominicais".

1929 – Corpo docente: Dr. W. A. Waddell: Filosofia, História etc.; Rev. Motta Sobrinho — 1º Semestre: Português e Latim; Rev. C. R. Harper: Hebraico, Grego, Ética, Física; Mrs. C. R. Harper: Inglês e Música; Mrs. W. A. Waddell: Pedagogia.

Uma turma de cinco moços forma-se este ano, sendo os seguintes: Martinho Rickli, Eduardo Magalhães, Paulo Braga Mury, Adolpho Corrêa e Fernando Nanui."

O Conceição foi, durante mais quatro décadas, a escola e o lar de várias centenas de pessoas, que hoje exercem as mais variadas atividades, gozando da admiração e do respeito dos que os cercam pela probidade e competência herdadas dos dedicados e amáveis professores manuelinos.

Por razões ainda não suficientemente aclaradas, o Instituto José Manuel da Conceição encerrou suas atividades em dezembro de 1969. Toda a documentação escolar de seus alunos se encontra arquivada na Delegacia de Ensino de Itapevi, SP.

(Extraído do Boletim Informativo da Associação Alumni/ Alumnae do "Instituto José Manoel da Conceição", ano I (1993), número 1 e transcrito na ortografia atual)

 

ORDEM DO CULTO
16:00 HORAS

1. ADORAMOS AO SENHOR DA HISTÓRIA

- Processional: "AMORÁVEL CONVITE", Salmos e Hinos nº 155, baseado num hino grego do século VIII de João Damasceno, traduzido por Antonio de Campos Gonçalves

Vinde vós, fiéis, cantai
Amoravelmente
Deus seu povo libertou
Triunfantemente
Exultai Jerusalém
com amor profundo,
Proclamai que ressurgiu
O Senhor do mundo!

Têm as almas redenção,
Em Jesus, guarida;
Ressurgiu o Redentor,
eis a luz e a vida!
Foge o inverno a dor cruel
Do pecado, a treva;
Redimidos por Jesus
Ele ao céu nos leva.

Aleluia! Cantareis
Ao Senhor amado,
Salvador, Deus imortal
Já ressuscitado.
Aleluia! Glória dai,
Com fervor divino!
Aleluia! Inda outra vez,
Ao Deus uno e trino!

- Oração de adoração

- Hino de adoração "TUAS OBRAS TE COROAM", Salmos e Hinos nº 70, arranjo do quarto movimento da Nona Sinfonia (Coral), 1826, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), adaptação de Isaac Nicolau Salum

Tuas obras te coroam
Como um halo de esplendor:
Astros, anjos, céus entoam
Hino eterno a Ti, Senhor!

Campos, matas, vales, montes,
Verde outeiro e verde mar.
Aves e sonoras fontes
Formam coro singular!

Nós, mortais, por Ti remidos,
Deus da glória, Deus de amor,
Corações aos céus erguidos
celebramos Teu louvor.

Revelaste amor profundo
Insondável, sem igual,
Enviando Cristo ao mundo
A vencer por nós o mal!

Fonte és de alegria e vida
És do bem o Inspirador:
Tua graça nos convida
A viver em mútuo amor.

Quais alegres peregrinos,
Sempre em marcha triunfal,
Cantaremos gratos hinos,
Na jornada, até o final!

2. CONFESSAMOS NOSSOS PECADOS

- Leitura bíblica alternada - Salmo 51. 1-4, 10-12

Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões .

Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

Cria em mim, ó Deus um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável.

Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustenta-me com um espírito voluntário.

- Responso congregacional: "GLORIA PATRI", Seja Louvado nº 38

Glória ao Pai seja dada, ao Filho e ao Santo Deus Consolador.
Como era no princípio é hoje e para sempre,
Séculos sem fim. Amém, Amém.

- Minuto de silêncio

- Coral Masculino: "FUGIMOS DAS IRAS" , Salmos e Hinos antigo nº 523

- Coral feminino: "ELEVA OS TEUS OLHOS" - Mendelssohn

3. A PALAVRA

- Leitura do Antigo Testamento - Isaías 6.1-8

- Responso - Coral Misto "JUBILOSOS CANTOS" - Martin Shaw, tradução de Hope Gordon Silva

- Leitura da Epístola - Romanos 12. 3-8

- Responso - Coral Misto: "DEUS AO MUNDO AMOU" - John Stainer, tradução de J. W. Faustini

- Leitura do Evangelho - Mateus 11.25-30

- Responso congregacional: "FONTE DA CELESTE VIDA" (Salmos e Hinos nº 257)

Fonte da celeste vida,
vem descobre o teu poder
Vivifica os sem-alento,
Faze os mortos renascer!

Vida eterna, vida eterna
Vem a todos conceder
Vem a todos conceder.

Vem abrir teu santo Livro;
Resplandece. Ó luz dos céus!
Afugenta a todo engano
E dos erros livra os Teus!

Alumia, alumia
Nossas almas, grande Deus!
Nossas almas grande Deus!

- Proclamação da Palavra - Rev. Wilson de Castro Ferreira

- Hino-Coral Misto: "FORMOSO CRISTO"- Harmonização J. W. Faustini

- Orações de intercessões e súplicas

4. PARTICIPAMOS DA CEIA DO SENHOR

- Oficiante: Elevemos os nossos corações! Rendamos graças ao Senhor!

- Povo: É bom belo e justo louvar ao Senhor e render-lhe graças!

- Oficiante: És justo, belo e bom glorificar-te e oferecer-te ações de graças, ó Senhor! Tu nos deste Jesus Cristo, que viveu, morreu e ressuscitou, para que o mundo alcance justiça, paz e vida plena. Com os anjos no céu e toda a Igreja espalhada pela terra, nós te louvamos:

- Povo cantando:

Nós louvamos a Deus, pelo Dom de Jesus
Que por nós pecadores morreu sobre a cruz.
Aleluia! Toda a glória, te daremos, Senhor!
Tua graça cantaremos com imenso fervor. (S.H. 248)

Oficiante: Ó Deus do universo, envia sobre nós o teu Espírito Santo, para que ao comer o pão e beber o vinho, possamos acolher Jesus Cristo em nossa vida.

Povo cantando:

Vem Espírito divino, grande ensinador!
Vem revela às nossas almas Cristo, o salvador!
Santo Espírito, ouve com favor!
Em poder e graça insigne, mostra o teu amor! (S.H.216)

- Oficiante: Que pelo espírito, Senhor, se façam verdade em nós as palavras de teu filho que tomou o pão e disse: "Isto é o meu corpo, que é partido por amor de vós". Do mesmo modo, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança em meu sangue". Grande é o mistério da fé!

- Povo cantando:

Saudai o nome de Jesus!
Arcanjos, adorai! Arcanjos adorai!
Ao rei que se humilhou na cruz
Com glória coroai! (S.H.231)

- Oficiante: Por isso, Senhor, recordamos a vida e a morte do teu Filho, e proclamamos sua ressurreição e ascensão em glória. E te pedimos que nos plenifiques com teu Espírito, enquanto comemos o pão e bebemos o vinho, e nos conduzas ao banquete preparado para os povos, com os patriarcas, apóstolos e mártires, quando afinal, livres do pecado e da morte, para sempre te glorificaremos, através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que nos ensinou a orar dizendo: "PAI NOSSO..."

- Povo cantando:

Um pastor e um só rebanho, todos uma só nação
E na terra prometida todos juntos entrarão.
A justiça e a bondade sobre a terra reinarão.

Vencendo vem Jesus!
Glória, Glória, Aleluia!
Vencendo vem Jesus!
(S.H. 377)

- Distribuição dos elementos da Santa Ceia

- Hino para a distribuição da Santa Ceia: "O PÃO DA VIDA" (Hinário Evangélico nº 190)

O Cristo, Pão da vida
Descido lá do céu,
O pão de nossas almas,
Que o Pai de Amor nos deu!
Em ti nos alegramos,
Gozando mesmo aqui
Do alento e da ternura
Que achamos sempre em Ti.

Da santa e eterna vida
Da qual Tu és o Autor,
Sustento e Fortaleza
És Tu também, Senhor!
Sem ti não nos assistem
Nem forças nem poder;
Em ti, nosso alimento,
Queremos viver.

Ó Cristo, Pão da Vida,
A Ti louvamos nós
E ao Pai também erguemos
A nossa alegre voz.
Agradecemos sempre
O amor que aqui nos deu,
Penhor de graça e vida
O santo Pão do céu.

- Oração pós-comunhão

HINO DO INSTITUTO "J.M.C."

Letra: Rev. Dr. Mota Sobrinho
Música: Eduardo da Fonseca (Melodia Massarelos, Hinário Evangélico, nº 429)

Os efeitos da luz nos surpreendem
Nestes campos banhados de sol.
Relvas, flores, campinas resplendem
Como as tintas de um claro arrebol!

Luz é vida, esplendor, harmonia.
Saturemos nossa alma de luz,
Que seus dons, seus encantos, magia
No Brasil se derrame, à flux!

Mas, da vida a mais alta ciência,
No evangelho se ostenta imortal,
De perene divina influência
Saneadora do mundo moral.

Sob o signo ouro azul do cruzeiro,
De fé viva um clarão irrompeu.
"Conceição", na verdade luzeiro,
Que em Jandira o amor acendeu.

- Envio: Coral Masculino: "AVANTE, AVANTE, Ó CRENTES" , Adam Geibel, 1901, arranjo para vozes masculinas de Albert W. Ream

- Oficiante: Ide na paz de Cristo. Sede corajosos e fortes no testemunho do evangelho entre todos. Servi ao senhor com alegria, no poder do Espírito.

- Povo: Servi ao Senhor com alegria, no poder do Espírito Santo.

- Todos: ALELUIA!

- Bênção

- Responso - Coral Misto: "BÊNÇÃO AARAÔNICA", Peter C. Lutkin, tradução de J. W. Faustini

- Avisos

- Recessional

 

NOTAS HISTÓRICAS SOBRE A CARAVANA EVANGÉLICA MUSICAL

Cantai com harpa louvores ao Senhor, com harpa e voz de canto (Salmo 98.5)

A história da Caravana Evangélica Musical e do papel da música nas atividades do Instituto "José Manoel da Conceição" estão intimamente ligados à vida de dª. Evelina Harper nesse educandário e de seu amor e dedicação a esse ministério pioneiro e que viria a influenciar muitas pessoas. Queremos aqui dar uma visão geral desse trabalho como uma forma de homenagem a seu esforço desbravador e que ainda hoje fala aos corações dos que participam do canto coral das nossas igrejas evangélicas em geral.

Origens

Dª. Evelina mesma relata em carta ao João W. Faustini, as origens do coral que tornou o Conceição tão conhecido pelas igrejas por onde ele passou. Em 1928, logo após a fundação do Colégio, ela organizou o primeiro coro com 11 rapazes matriculados naquele ano. No ano seguinte, acrescido de outros alunos, o coral participou da primeira formatura de alunos do Conceição. Embora admitidas a partir de 1930, as moças começaram a participar em 1933, dos programas de formatura.

Quando em férias nos Estados Unidos, em 1938, dª. Evelina teve oportunidade de tomar aulas com o Dr. Williamson, e de participar do famoso coral do Westminster Choir College, em Princeton. Isto muito a influenciou e deu-lhe uma nova visão do que devia ser a música sacra coral. A seguir, matriculou-se em diversos cursos com o Dr. Kelly, em San Anselmo e teve aulas de canto com Mrs. Kelly. No início de 1939, antes de voltar ao Brasil, o casal Harper juntou-se ao coral da escola para uma excursão a diversas igrejas. Esta experiência, segundo dª. Evelina, inspirou a idéia da Caravana Evangélica Musical para o futuro do JMC e serviria para motivar as igrejas brasileiras para um novo conceito da utilização poderosa da música nos cultos das igrejas evangélicas.

Ao chegar de volta ao Brasil, dª. Evelina recomeçou com o coro para verificar o que poderia ser feito ainda, naquele ano. É aqui começou a CEM, diz ela, embora só no ano seguinte tenha aparecido o nome que a tornaria conhecida. Nesse ano, utilizando os fins de semana, a programação incluiria visita a Sorocaba para participar do Sínodo da Igreja Presbiteriana e da Igreja Presbiteriana Independente, visita ao Hospital Evangélico da cidade e, em São Paulo, a Fellowship Church, Igreja Unida, Igreja Presbiteriana Independente de Osasco, 1ª Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Metodista Central e programa da Rádio Cruzeiro do Sul. Ao apresentar relatório ao Board of Foreign Mission and Central Brazil Mission, no final desse ano, dª. Evelina comenta:

"(...) O coro de 50 vozes foi um verdadeiro prazer. Este ano admitimos novos alunos e a maioria dos componentes do coro era novo. O progresso durante o ano foi surpreendente. No fim do ano eles estavam cantando notavelmente bem, considerando sua pouca experiência. Este ano o coro fez diversas viagens de fins de semana, visitando igrejas na Capital e próximas a São Paulo. Desde julho, o coro cantou de 1 a 4 hinos especiais, em 29 cultos, participou de 2 programas lítero-musicais e da "Hora Espiritual", de um programa de rádio, em São Paulo.

As viagens beneficiaram tanto as igrejas como o JMC, e foi de valor especial aos próprios estudantes, não apenas espiritualmente, mas também, culturalmente. As duas viagens mais importantes foram a Sorocaba, por ocasião da reunião do Sínodo Meridional da Igreja Presbiteriana, e a Campinas, para participar da festa de aniversário do Seminário. (...)"

Mais adiante dª. Evelina externa sua preocupação principal com o coro ao dizer: "(...) Tão importante quanto ter bons corais nas igrejas, coros que cantem a mensagem para a congregação que participa de audições piedosas, estamos muito ansiosos para que os estudantes obtenham uma clara visão da parte vital que a música pode ter no culto e estejam equipados para fazer do canto congregacional também o que ele deve ser. (...)"

Sobre o trabalho apresentado pela CEM nas igrejas por ela visitada, os comentários feitos pelo Diretor do jornalzinho O Mundo Cristã, prof. Ernesto Thenn de Barros, em agosto de 1941, dão uma exata visão do seu significado aos presentes.

"(...) Em junho p.p. tivemos o privilégio de ouvir várias vezes a Caravana Musical do Curso Conceição, esplêndido conjunto coral sob a direção de uma alma de artista que é a professora Evelina Harper. (...) Unindo o útil ao agradável, a Caravana Musical mimoseou as diversas igrejas evangélicas da Capital Federal com tocantes audições corais, sendo recebidas ofertas dos assistentes para custear a viagem dos cantores que assim, tiveram o ensejo de visitar a admirável Guanabara.

Magnífica profunda foi a impressão causada pela audição da Caravana Musical realizada domingo pela manhã, na hora do culto, na Igreja Presbiteriana do Rio. O ambiente da majestosa Catedral

Presbiteriana prestava-se para realçar a arte e piedade dos cantores. Como prelúdio coral, ouviu-se o hino "Deus está no Templo", cantado na galeria. Momentos depois, no maior silêncio, dava ingresso na nave, uma procissão dos coristas, dois a dois, primeiro as moças, trajadas de branco, depois os rapazes, em trajes escuros. Ao penetrarem no corpo da igreja entoaram o intróito "da Igreja o Fundamento é Cristo". Em passos lentos e comedidos, iam cantando, em ritmo sereno solene. O intervalo entre as quadras do hino era marchado com as passadas dos cantores ao caminharem. Quando chegaram ao fundo do templo, subiram em passos ritmados os degraus do estrado e vieram colocar-se, tranqüilamente, diante das filas de cadeiras ali dispostas, onde terminaram o Cântico Após oração de invocação dirigida pelo ministro, o coral cantou diversos hinos. Feito um silêncio, a fim de não quebrar augusta impressão do ambiente, criado pelo canto, a um imperceptível sinal da regente, sentaram-se os cantores, com naturalidade e modéstia. A liturgia nessa ocasião constou de leituras bíblicas, orações e coros. Não houve sermões, nem fez falta. O programa da Caravana apresentou músicas sacras, com palavras da mais genuína inspiração cristã e artística. Cada cântico era uma elevação espiritual. Por exemplo, o coro "Pois assim amou Deus ao mundo que deu seu Filho unigênito..." cantado com profundo sentimento e convicção, dava uma impressão de tamanha realidade que calava mais do que um belo sermão.

Sabem que a dicção dos cantores fosse excelente, contribuiria para maior edificação se os ouvintes pudessem seguir os cânticos, tendo em mãos o texto completo dos coros, impresso ou mimeografado. Parece-nos que tudo o que se canta na igreja deve ser posto ao alcance da compreensão do crente, por meio de folha avulsa, de modo que ele não se deixe embalar pela música, mas, adira de coração ao sentido das palavras."

Togas

Foi em 1942 que a CEM começou a utilizar, pela primeira vez, as togas para a apresentação nos cultos. O maestro Albert Ream, que nessa época trabalhava como missionário na Igreja Metodista e que tentou usar togas no seu coral, recebeu algumas críticas desagradáveis. Porém, dª. Evelina relata: "(...) pelo menos as nossas togas foram as primeiras a viajar através do Brasil e, até que eu saiba, encontramos somente comentários favoráveis (...)"

Essas primeiras togas foram o resultado da visita de um casal de uma igreja da Califórnia que se prontificou a providenciar o dinheiro para adquiri-las. De modo geral, pois, houve boa aceitação e compreensão das igrejas do significado dessa vestimenta dos coristas para o culto.

A CEM, sob a regência de dª. Evelina chegou a gravar dois discos em rotação 78, pela Continental. No primeiro encontramos os seguintes hinos: "Tuas obras te coroam" e "Saudai o nome de Jesus", com o Orfeão do Curso do Curso "José Manoel da Conceição", possivelmente, de 1941. E, no segundo, "Jesus, Pão da Vida", "Louvor", "Que precioso sangue" e "Amém Tríplice", com a Caravana de 1950.

Ao examinarmos os programas da CEM, verificamos que dª. Evelina esteve à frente do coral de 1940 (a 1º viagem) até 1945 (a 6º viagem). Após novas férias fora do Brasil, dª. Evelina retomou as atividades do coral em 1948 (a 7ª), sua última viagem. Então, ela comenta: "(...) O que me fez, realmente feliz em tudo isso sobre esses coros, foi ter realizado seu objetivo de apresentar uma mensagem espiritual. (...)"

É interessante observar que durante essas sete viagens sob a direção de dª. Evelina, a CEM viajou por sete estados brasileiros e visitou 27 cidades em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro, 12 em Minas Gerais, 5 no Paraná, 3 em Goiás e 7 em Santa Catarina. Considerando que a Caravana cantava em todas as igrejas evangélicas das cidades visitadas, em praças públicas, hospitais, teatros e programas de rádio, o número de pessoas que ouviram as mensagens dos hinos deve ser bem grande.

O Continuador

A partir de 1950, João Wilson Faustini começou a substituir a liderança de dª. Evelina na direção da CEM, primeiro como aluno e depois, como professor e continuador de sua obra. Nesse ano, na 8ª viagem da Caravana, doença impediu dª Evelina de viajar e o João assumiu pela primeira vez o trabalho e conduziu um grupo de 11 rapazes por cidades de São Paulo e Minas Gerais. Nesta época foi feita a segunda gravação acima mencionada. Ao terminar o curso regular no Jota, e com ajuda de dª. Evelina que lhe conseguiu bolsa de estudos, foi aperfeiçoar-se nos Estados Unidos, onde estudou regência, canto e música sacra, no Westminster Choir College, em Princeton, na mesma escola que tanto influenciara dª. Evelina no início da CEM. Ao voltar ao Brasil em 1955, João assumiu o cargo de professor no Conceição e retomou, com grande entusiasmo e dedicação, os trabalhos relacionados com a música no Colégio. Chegou a levar a CEM a 21 cidades brasileiras, espalhadas pelos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas e Rio de Janeiro. Já em 1957, dª. Evelina escreveu para o João, dizendo: "(...) Gostaria de lhe dizer da minha satisfação e a felicidade que me dá de ver o trabalho que você está fazendo tão bem, construindo sobre aquilo que começamos (...)"

De 1956 a 1962 João trabalhou, não apenas com a CEM, mas fundou o Departamento de Música do Colégio e uma escola de Música, no período noturno, para preparar regentes, organistas e cantores para as igrejas evangélicas de São Paulo e arredores. Essa escola funcionou durante muitos anos nas dependências as 1ª Igreja Presbiteriana Independente, com o patrocínio do JMC, e oferecia aulas de canto, teoria musical e regência coral. Em 1960 observava-se que "até católicos e ortodoxos freqüentam o curso noturno de regência do JMC". Essa foi uma época em que a música tomou grande impulso no Conceição e mostra a importância da Caravana e dos demais corais do Colégio nos principais acontecimentos e comemorações das igrejas evangélicas de São Paulo. E, 1959, por exemplo, vemos a reunião de diversos corais, sob a liderança do João, para participarem da Abertura e do Encerramento da Aliança Mundial de Igrejas Reformadas que se realizaram nesta Catedral, assim como a participação nas cerimônias do ano do Centenário do Presbiterianismo no Brasil, em São Paulo, as principais delas também nesta igreja.

João promovia também, nas férias de verão do Colégio, os Seminários de Música que foram os responsáveis por atrair alunos de partes longínquas de nossa pátria, que vinham ao Conceição para se prepararem para esse mister em suas próprias igrejas. Os Seminários de Música começaram em 1959 e se estenderam até 1965. No encerramento do II Seminário está registrada a presença de dª. Evelina que assim, prestigiava esse trabalho. Promovia anualmente, ainda, os Festivais Corais, com apresentações no auditório "Dr. Waddell, do JMC e no auditório "Rui Barbosa" do Mackenzie e também nesta catedral. Esses festivais reuniam alunos de regência e de seus respectivos coros, cujos objetivos eram: a) estimular e encorajar coristas e regentes no trabalho dominical, apresentando novas músicas e dos grandes mestres; b) unir e congraçar regentes e coristas que exercem o ministério de louvor a Deus; c) fornecer experiência devocional, espiritual e artística aos participantes e assistentes, e d) tornar o Instituto "José Manoel da Conceição: conhecido, mostrando o que o seu Departamento de Música vem fazendo para aperfeiçoar a música nas igrejas evangélicas, com seus cursos de regência e novas publicações. A coleção "Os céus Proclamam" que ficou conhecida por muitas igrejas espalhadas pelo Brasil e que ainda hoje a utilizam, e muitas músicas avulsas especiais para o serviço religioso começaram a ser editadas nessa época. Receberam elas o nome de Publicação Coral Religioso "Evelina Harper", uma homenagem à inspiradora de todo esse trabalho, publicações essas que continuam até hoje. Muitos músicos, cantores, regentes e organistas que se iniciaram nessa escola de música e participaram com seus corais nesses eventos, ainda hoje estão trabalhando nessa área. Alguns também se destacaram e fizeram carreira profissional, além dos limites das igrejas e das fronteiras do Brasil.

A CEM, sob a regência do João, também fez diversas gravações. A primeira foi um disco em 78 r. "EU TE EXALTAREI, Ó DEUS". Depois, com o CAVE, "OS CÉUS PROCLAMAM", gravado em LP com a Caravana de 1957, foi "um dos primeiros, senão o primeiro neste gênero lançado no Brasil". Depois veio "OS CÉUS PROCLAMAM II", com a Caravana de 1958, Conjunto Faustini (composto de 16 alunos, para colaborar nos trabalhos e gravações) e o Quarteto de Cordas do Teatro Municipal de São Paulo. É dessa época também, o disco "A ALEGRIA DE NATAL - FOLCLORE INTERNACIOMAL". Todos esses discos tiveram muito boa aceitação.

Não podemos deixar de mencionar aqui informações incluídas no programa da CEM de 1960, referentes ao Conceição e suas atividades no campo da música. Com o título Escola de Música Sacra, diz o folheto: "A Assembléia do JMC estuda, atualmente, o plano para a fundação de uma Escola de Música Sacra que deverá iniciar seu funcionamento no ano de 1961.Será um curso comparável ao Clássico, de 3 ou 4 anos. Os formados neste curso estarão aptos para dirigir todo o programa musical da igreja e receberão o título de MINISTRO DE MÚSICA." Por que esse ideal não se concretizou?

Ao participar da programação para esse culto especial, a regente encarregada pelo coral desta cerimônia, Dorotéa Kerr, procurou incluir na liturgia, hinos que foram bastante utilizados durante as viagens da CEM e conhecidos dos manuelinos em geral.

O Rastros de um Trabalho

Será que o ideal de toda uma vida de trabalho e dedicação pode acabar-se e só deixar lembranças na memória de quem participou e presenciou os fatos? Por três razões, pelo menos, temos motivos para ter esperanças. A primeira é que hoje temos em São Paulo a Sociedade Evangélica de Música Sacra (Soemus) que foi fundada por um grupo de antigos manuelinos e de outras pessoas que continuaram a cultivar os mesmos ideais perseguidos por dª Evelina e que sentem a necessidade de estimular e preparar músicos para o trabalho das igrejas evangélicas. A segunda é que a Soemus promove anualmente os Seminários de Música e Adoração, quando traz o João ao Brasil e juntos, com uma equipe de profissionais de música que trabalha nas igrejas, programam oferecer cursos breves de canto, regência, órgão aos interessados e cantar juntos novos hinos. Desde 1988, já foram realizados nove seminários e a freqüência média tem sido de 400 pessoas, vindas de todas as denominações evangélicas. Sem dúvida, este é uma continuação dos trabalhos iniciados por dª Evelina, no Conceição. A terceira razão é que a Publicação Religiosa "Evelina Harper" ainda está ativa e é administrada pela Soemus. Atualmente, é considerada como o maior acervo de música coral religiosa em língua portuguesa.

Loyde Amália Faustini
Janeiro de 1998

[O Termo de Abertura do Instituto JMC e as Notas Históricas sobre a Caravana Evangélica Musical sairam como parte intergrante do Boletim do Culto]

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